curso de bordado

Curso de bordado: 4 dicas de materiais para iniciantes

Se você está pensando em começar o nosso curso de bordado, então esse post é ideal para você. Iniciantes, normalmente, têm dúvidas sobre bastidores para começar. Qual tipo de tecido para começar a bordar, o melhor tipo de linha e agulha.

Dicas do curso de bordado

Bastidor:

O bastidor com tarraxa é uma ótima opção para firmar o tecido, sem deixar enrugar ou dobrar. Isso porque eles têm um parafuso regulador de acordo com a grossura do tecido. Outro modelo muito usado é o sem tarraxa, é mais fácil de encontrar e tem o preço melhor, além de poder servir para que seu bordado vire um lindo quadro para decorar. Mas vale a atenção para esse modelo: muitas vezes, fica difícil de encaixar seu tecido em função da falta de regulação do tamanho do mesmo.

curso de bordado
divulgação

Tipos de tecido:

Os melhores tipos de tecido, para iniciar o curso de bordado, são aqueles que não possuem elastano como:

  • Algodão: Tecidos 100% algodão são ótimas escolhas, além de terem uma grande variedade de cores.
  • Linho: por ser mais resistente, durável e mais confortável para bordar. Caso queria fazer um bordado mais delicado, escolher um linho mais fino e leve.

Mas antes de escolher o tecido, sempre pense antes como será o bordado. Caso precise usar um tecido mais leve, para bordados delicados, por exemplo.

Linha:

O tipo de linha é muito importante na hora de começar um bordado, pois é ela quem dá o toque e o resultado final desejado. A linha de meada é uma boa opção para quem está começando o curso de bordado, além de ser ótima para trabalhos mais delicados. Isso acontece porque a meada é formada por 6 fios, que podem ser tirados um a um, para se realizar um trabalho.

curso de bordado
Divulgação

Agulha:

Existem vários tipo de agulha e você deve escolher uma que seja adequada para o tipo de trabalho que queira fazer. Além de passarem com facilidade pelo tecido. Para iniciantes no curso de bordado, a escolha da agulha é um ponto muito importante. As melhores escolhas são a de número 7, 8 e semelhantes, por serem ideais para tecidos planos. Sobretudo são mais afiadas e tem a passagem de linhas maior, podendo usar linhas mais grossas.

Todos esse materiais, você pode adquirir aqui no armarinho do Ateliê! Temos uma grande variedade de cores e linhas, tecidos e tamanhos de bastidores… É só você escolher e se jogar sem medo na criatividade. Caso queira inspirações para bordar, é só seguir a gente no Pinterest.

 

 

 

Deixe uma resposta