Curso de Costura

Curso de costura: escolha sua primeira máquina

Atualmente uma das dúvidas mais frequentes em qualquer curso de costura é a sobre qual máquina escolher e comprar. Existem variados tipos de máquinas de costura, sejam os modelos mais antigos e simples que fazem ponto corrido e reverso, além dos modelos mais tecnológicos que bordam grandes desenhos.

Além disso a escolha da sua máquina vai depender do seu propósito e porquê você deseja comprar uma máquina? Entrou em um curso de costura e quer ter uma própria em casa?

E quais funções preciso ter nessa máquina? Pontos mais simples ou mais rebuscados?  Será para confecção de roupas ou para artesanato?

A resposta dessas perguntas são um belo norte para sua escolha. Tanto no suprimento das suas necessidades quanto no valor que consequentemente pagará para ter uma máquina de costura em casa. Falando na questão financeira, os valores sofrem variações muito consideráveis de máquina para máquina. Sobretudo quando se fala de modelos mais simples e mais profissionais, variando de R$400 a R$40.000.

Algumas dicas…

Uma dica super interessante é caso você não esteja, entrar em um curso de costura. Ali você terá um contato mais direto com o mundo da custura e de fato com algumas máquinas. Esse processo no curso serve como um período de adaptação com as máquinas e pode ser fator decisivo no momento de escolha e compra da sua própria.

Outra dica importante é pesquisar muito, seja na internet ou com pessoas do ramo. Esse momento de pesquisa fará com que você conheça modelos que diferentes, compare funções, preços. Veja o melhor custo beneficio que receberá. Além disso, ir diretamente em uma loja pode fazer com que você seja encorajado a comprar um modelo que futuramente possa arrepender.

Tendo uma ideia de preço médio que estar disposto a gastar, das necessidades que sua máquina precisa cumprir e dos modelos que você mais gosta, o que era uma infinidade de opções passa a ser um número bem menor.

Com um modelo específico definido verifique as variações de preços em lojas físicas e online. Como já dissemos, existe um avariação muito grande de calores nesse ramo e pesquisa é essencial. Além disso, tem sempre a opção de adquirir uma máquina que já tenha um tempo se uso. Muitas pessoas começam um curso de costura, compram uma máquina. Mas acabam saindo do curso e ficam com a máquina parada em casa. Pode ser uma excelente opção.

O Blog Costure Bem fez um post bem legal sobre esse assunto também!

Conheça nosso curso de costura!

Aqui no Ateliê da Vila oferecemos o curso de costura para iniciantes e para aqueles que já estão em um grau um pouco mais avançado. Conheça nosso trabalho e faça parte!

Deixe uma resposta