Que tal bordar a vida? – Por Dilu Bartolomeo Villela

por Dilu Bartolomeo Villela

Gente, vim conhecer o Ateliê da Vila, e aqui, literalmente, testemunhei que “trabalhar com as mãos é uma terapia e trabalhar com o coração é uma alegria”. Uma alegria para a alma, que precisa de caminhos ternos e leves para se manifestar.

 

Atelie-da-Vila-du-e-eu (1)

Além de partilhar experiências, ter o privilégio de aprender artes manuais é tudo de bom! Mas o melhor foi ver o enorme carinho com que a Ducarmo, Ana Maria e Vânia, nossa “teachers arteiras”, preparam este cantinho todo especial para nos oferecer, não apenas aulas deliciosas, mas também um espaço de convívio.

Atelie-da-Vila-ducarmo

Atelie-da-Vila-colegas

Atelie-da-Vila-claudia-e-pessoa

No colorido dos pontos dos bordados, da costura, do tricô e do crochê ou na criatividade do patchwork, scrapbook e cartonagem, e ainda, na brincadeira da confecção de bonecas, esse espaço testemunha, silenciosa e respeitosamente, as histórias de vida, lá partilhadas.

Atelie-da-Vila-pat-e-dor

Atelie-da-Vila-maos-ducarmo_Fotor_Collage

Atelie-da-Vila-eu-cortando-linha

Atelie-da-Vila-linhas

Em cada peça que temos o prazer de confeccionar, podemos ver o retrato de um momento precioso, tipo assim… uma teia de fios entrelaçados, que podemos chamar de vida. É um ritual, um momento único e especial para cada um que vem para esse aprendizado coletivo.

Atelie-da-Vila-duas-maos

 

Atelie-da-Vila-meninas

Atelie-da-Vila-tecidos

Atelie-da-Vila-claudia-2

São fotos de um amor eterno no scrapbook. É a alegria pela chegada de uma nova vida celebrada na manta de crochê. A sabedoria das Bodas de Ouro bordada na colcha de patchwork. Ah meu Deus! E as descobertas da adolescência guardadas numa linda caixa florida? Mas é de chorar, a meiga boneca de pano que embala as brincadeiras e os sonhos de criança.

Atelie-da-Vila-bonequinhas_Fotor_Collage

 

 

Enfim, senti que a proposta do ateliê é oferecer a nós, que voltamos a ser alunos (ai que delícia!!!), um espaço de acolhimento.

Dorinha-1024x804

Atelie-da-Vila-colega_Fotor_Collage

Atelie-da-Vila-eu_Fotor_Collage

 

Lazer misturado e embaralhado com relacionamento interpessoal e arte terapêutica fazem com que nossa criatividade fique à flor da pele – ah gente… isso não tem preço.

Atelie-da-Vila-colegas-2

Atelie-da-Vila-patwork

Tudo isso me fez voltar no tempo, onde o belo brotava naturalmente, era prazeroso e 100% verdadeiro. Aquela verdade que só encontramos onde existe a pureza da criança. Foi isso que senti ao lado daquelas pessoas tão preciosas quanto o simples ato de se dar a chance de “aprender”.

Atelie-da-Vila-aaaaaaa_Fotor_Collage

Sim, voltei a ser criança! Verdade! De repente, meu mundo se abriu às novidades, às cores, às formas… Ao mesmo tempo, me fez olhar pra dentro de mim e reencontrar um “eu” feliz, num trabalho lúdico e ainda, realizado por minhas próprias mãos.

 

Atelie-da-Vila-quadrinh

Atelie-da-Vila-perfume

Atelie-da-Vila-eu-e-claudia

Acho que todos temos estado num corre-corre tão grande… é clichê, eu sei, mas a vida moderna exige demais. Se ela não nos deixa ter um tempinho só nosso, para falarmos de sonhos e partilharmos histórias, que dirá para falarmos sobre nossas emoções. Naquele pedacinho do céu, o tempo desacelera, o respeito ao tempo de cada um é uma realidade e tudo isso se torna possível!

Atelie-da-Vila-dorinha-e-patricia

Atelie-da-Vila-avental

Atelie-da-Vila-dedal

Que tal “bordar” vida no ATELIÊ DA VILA? Vai lá conhecer e depois me conta! Acho que você também vai adorar, pois, para completar, não temos só a alegria da alma, tem também seu alimento, este que amamos. Olha que lanche mais TUDO!!!!

Atelie-da-Vila-mesa

Atelie-da-Vila-petit

Atelie-da-Vila-suco_Fotor_Collage

Atelie-da-Vila-xicrinhas

quiche_Fotor_Collage

Gente, pra finalizar, digo mais: são obras de arte. São obras de vida. É a arte da vida no ATELIÊ DA VILA. Essa delícia fica bem no coração do Sion, na Rua Pium-í, 1.465. Sugiro que liguem antes para ver a disponibilidade dessa grade de horário.